20 de setembro de 2006

A saudade que só eu conheço




Sim, vocês já me contaram como surgiu a escolha do meu nome. Contaram inclusive qual seria o outro possível nome. E vocês tiveram muito bom gosto nas duas escolhas.

Pai, lembro que, desde pequena, você me ensinou que tudo tinha um motivo e que minhas ações implicavam em alguma responsabilidade. Sem dúvida essa foi uma das muitas lições que você me passou e que eu vou levar para o resto da minha vida.

Você sabia perfeitamente conjugar o verbo Ensinar. Além de dizer o que era correto, mostrava, através do seu exemplo, como e quando deveria ser feito. Foi muito mais fácil assimilar dessa forma.

Sua postura sempre correta diante da vida despertava admiração e muito respeito nas pessoas. Parece que foi ontem que você me socorreu no discurso de formatura do 2º grau, subiu no palco e disse breves palavras que marcaram aquela turma.
Sim, pai, meus amigos, meus professores, todos te admiravam. Não somente por você ser quem era como profissional, mas o ser humano íntegro, que idealizava grandes sonhos e sabia com certa maestria o significado da palavra Solidariedade.

Digo com todas as letras: você era um homem importante, uma figura admirável e respeitável. Sua palavra era convicção e o que você dizia era sinal de credibilidade. Uma das pessoas mais sensatas que eu já conheci na vida.

Primava pela excelente educação e pelos bons costumes. Gostava de ordem e disciplina.

Você tinha uma fé muito particular. Você nunca me contou, mas eu soube que quando era criancinha, você foi coroinha na igreja perto da sua casa.

Aliás, você sempre batalhou desde muito cedo. Talvez por isso era inerente a você tudo que se referia à responsabilidade. Mesmo trabalhando tanto, nos ensinou também a valorizar o lazer. Correr na praia, andar de Kart, voar de ultraleve, mergulhar no mar, andar de barco.

Quando passávamos as férias de fim de ano na praia, você fazia questão de nos acordar bem cedo para aproveitar o dia. E sempre ouvia nossas reclamações, porque afinal, estávamos de férias e poderíamos acordar mais tarde.

Hoje percebo sua frase: quem dorme até tarde, perde boa parte do dia. Aprendi depois de um tempo, que você queria que aproveitássemos as horas matinais para curtir o dia de sol. Aquela corrida na praia às 7 horas da manhã era saudável. Percorrer o Forte em Cabo Frio e mergulhar do alto das pedras, podia, sim, ser seguro e era. Fazer a trilha que ninguém fazia, mas você nos guiava e nos esticava a mão para que conseguíssemos pular a única parte que sem sua ajuda não conseguiríamos. Temos fotos de todos esses lugares.

Acho que por isso resolvi colocar no início desse texto fotos tão bacanas. Todos esses lugares me fazem viajar e pensar que você vive num lugar tão lindo quanto qualquer um desses. Aliás, viajar com a família por todo o Brasil era seu grande sonho. Mas todos os lugares, daqui e de fora, que eu conheci estão guardados na memória. Tenho meu próprio álbum de fotografias mental. Não importava em qual lugar do mundo estivéssemos, as regras não eram quebradas e as leis eram obedecidas.

E esse lado todo certinho não impedia de saber aproveitar a vida. Sempre com sabedoria, extraindo o melhor e o que faz bem. Vida saudável era com você mesmo. O esporte era apenas uma ponta dessa história. Nada era imposto, a diversão vinha em conjunto.

Você me incentivou a jogar volei. Assistia meus jogos, me dava apoio e força quando tudo ia bem e sabia me confortar quando eu perdia. Você me ensinou até a jogar futebol. E quando jogo, chuto com a esquerda porque você também chutava. Aliás, eu escrevo com a mão direita, que nem você escrevia. E ainda hei de digitar tão rápido e perfeitamente como você fazia enquanto preparava seus projetos. A primeira vez que peguei sua tese de Mestrado para ler, vi que você fez a apresentação em português e em inglês. Você sempre esteve um passo a frente.

Esse ano especificamente eu venho trabalhando com pessoas que você conhecia. Eu procuro aprender sob todos os aspectos e tento imaginar o que você faria quando a situação fica estranha.

Já me disseram que eu lembro muito você, tanto nos pensamentos quanto em muitas atitudes. Eu realmente aprendi um bocado com você. Eu sinto muito a sua falta, mas sei que de onde você está, me orienta e me protege. Você é uma grandeza humana que dá muita saudade.

Eu cresci muito nesses 12 anos e tenho certeza que você acompanhou esse crescimento. Tenho você como exemplo e espero trilhar sempre o caminho certo, pai.

Não é à toa que me guio pela filosofia: Melhor ser feliz a ter sempre razão.
Tão simples assim.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

linda vc é muito especial te adoro de montaum bjuxxx no core.

22/09/2006, 14:34  

Postar um comentário

<< Home